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Atendimento ao Cliente: Para Revendedoras de Semijoias

Última atualização em 25 de junho de 2024

O atendimento ao cliente é uma tarefa inerente à venda de semijoias e nos leva a lidar com vários tipos de pessoas, algumas não tão agradáveis. Porém, independente do carisma, a forma que sua cliente será tratada, também é uma extensão da sua marca. Leia esse artigo por completo e aprenda como lidar com clientes difíceis sem perder a cabeça.

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O atendimento ao cliente consiste em resolver dores e dar soluções, porém essa tarefa se torna árdua quando nos deparamos com clientes complicados. Lidar com essas pessoas pode se tornar um desafio, pois naquele momento elas estão tomadas por sentimentos, e as explicações racionais e os fatos já não são tão levadas a sério por essas pessoas.

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Essas clientes podem ter passado por um dia ruim, ou estarem nervosas, já que a compra envolve desejo e responsabilidade pelo dinheiro que será gasto e isso pode gerar sentimentos diversos dependendo de cada pessoa. Sendo assim, a solução é estar preparada para essas situações e para isso nós da Criar & Promover reunimos algumas dicas de como atender clientes difíceis.

1 – Ouça o Cliente Falar

A irritação da sua cliente pode ter vários motivos, uma peça que foi entregue errada, um defeito que você deixou passar ou até mesmo um motivo pessoal. Quando essa cliente te procura para reclamar, o que ela mais quer é externar essa situação. Então de forma alguma interrompa sua cliente com uma fala ou pedindo para ela se acalmar, isso pode a irritar ainda mais.

Além de funcionar como escape de estresse, esse momento de escuta também é necessário para que você entenda o que sua cliente deseja. Nesses casos não há espaços para falhas de comunicação. Só dê uma resposta quando tiver entendido a reclamação da sua cliente por completo e sem restar dúvidas.

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2 – Mantenha a Calma

Se sua cliente já está com o comportamento alterado, você não pode se alterar também. É necessário que você mantenha sempre a calma e não altere o seu tom de voz, assim é mais provável que sua cliente perceba que está com um tom de voz acima do normal.

Repita as informações quantas vezes for necessário e saiba que você não tem culpa do comportamento da cliente em atendimento. Sua responsabilidade se resume ao seu produto e à forma que você a atende. Perder a cabeça nunca é a melhor decisão.

3 – Apresente Soluções

Essa é a maior função do atendimento ao cliente e é o que a cliente realmente veio buscar: soluções. Após ter ouvido muito bem qual problema está acontecendo, você precisa  encontrar uma solução rápida. Quanto mais você demorar para resolver aquela situação, mais frustrada sua cliente ficará, podendo inclusive manchar a reputação do seu negócio.

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De forma alguma ignore a queixa que foi apresentada e deixe a cliente sem resposta. Mesmo que ela não te procure diretamente e faça a reclamação pelos comentários de suas publicações, por exemplo. Solucionar o caso é sempre necessário.

4 – Seja Simpática e Jamais Brigue

Manter a simpatia nessas situações não é fácil, mas o atendimento ao cliente exige profissionalismo. Todas as clientes devem ser atendidas com a mesma educação e simpatia, sejam elas pessoas difíceis ou não. É necessário não responder à altura, mas sim manter a elegância para não piorar a situação.

Um momento de descontrole pode acarretar um desentendimento que afetará a imagem da sua loja definitivamente. Então é importante lembrar que naquele momento você não está representando a si mesma, e sim à sua marca.

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Conclusão

O atendimento ao cliente é uma parte muito importante para o sucesso de uma loja e de forma alguma pode ser deixado em segundo plano. Independente se você mesma faz os atendimentos da sua loja, ou conta com uma equipe, nunca deixe de estar preparada para as mais diversas situações.

Esperamos que com esse artigo você possa ter adquirido conhecimento de como lidar com clientes difíceis e compreendido a importância de investir no atendimento de qualidade.

Se você, revendedora de semijoias ainda não possui embalagens personalizadas para a sua loja, acesse o nosso site e confira os diversos modelos e orçamentos que temos para você.

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