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Além da compra: entenda o que é o processo de pós-venda

Última atualização em 26 de junho de 2024

Se você nunca ouviu falar em pós-venda é possível que você tenha perdido vários clientes fiéis em seu negócio de semijoias.

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Muitas empreendedoras focam seus esforços na efetivação da venda, mas não se preocupam com a experiência do cliente como um todo.

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Na verdade, pequenas ações, como a de solicitar um feedback ou recomendar um novo produto com base na compra que o cliente já realizou, podem fazer toda a diferença.

Para evitar que o mesmo erro em relação ao pós-venda seja cometido novamente, leia esse artigo até o final e aplique a estratégia de pós-venda em seu negócio de semijoias.

Boa leitura!

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O que é pós-venda? 

Se você acha que o trabalho acaba quando o cliente passa o cartão, é aí que você se engana. Após a finalização da compra é que começa o pós-venda

O pós-venda tem o poder de manter o relacionamento que você construiu com seu cliente até alcançar a venda. Já pensou ter todo esse progresso perdido?

Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, já dizia que conquistar um novo cliente pode custar de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual

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Então é muito importante manter os laços estreitos entre você e o cliente para garantir novas compras e a fidelização

O pós-venda é justamente isso: um conjunto de ações realizadas após a conclusão de uma venda para garantir a satisfação do cliente, criar um relacionamento dele com a marca e fazer com que ele retorne para novas compras.

O pós-venda é tão importante quanto a venda para que você construa uma base de clientes leais e promova o crescimento do seu negócio a longo prazo. 

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Para empreendedoras da área das semijoias, o pós-venda não apenas cria um diferencial competitivo, mas também estabelece uma base sólida para construir relacionamentos duradouros.

Então, imagine a venda como o início de uma jornada e o pós-venda como a continuação desta jornada e mantenha os esforços no sentido de oferecer uma experiência diferenciada a seus clientes.

No próximo tópico, você vai entender melhor como esse processo funciona. 

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O poder do pós-venda para a fidelização de clientes

Ao mesmo tempo em que o segmento de negócios das semijoias é muito promissor, ele também é muito competitivo.

Ao tentar criar um diferencial em relação aos seus concorrentes com base apenas no preço, você corre o risco de reduzir a sua percepção de valor e acabar vendendo menos.

Para se destacar de maneira permanente, atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem a sua marca, você precisa investir no pós-venda. 

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Isso significa ir além da simples transação comercial e investir na experiência pós-compra para transformar compradores ocasionais em clientes fiéis

Vamos apontar abaixo algumas razões pelas quais o pós-venda é um dos recursos mais poderosos na fidelização de clientes:

  • Criação de confiança: o atendimento personalizado, a resolução proativa de problemas e a comunicação efetiva contribuem para construir relacionamentos sólidos com a sua marca; 
  • Experiência de compra memorável: a experiência do cliente vai além da qualidade do produto. Surpreender os clientes com gestos inesperados, como brindes, embalagens personalizadas ou descontos exclusivos em futuras compras, cria uma experiência diferenciada; 
  • Oferecimento de vantagens: oferecer programas de fidelidade com recompensas tangíveis, como descontos progressivos, brindes exclusivos ou acesso antecipado a novas coleções, incentiva a repetição de compras e a lealdade;
  • Comunicação continuada: a comunicação regular após a compra mantém a sua marca na mente do cliente. Newsletters informativas, atualizações sobre lançamentos de produtos e dicas de estilo criam um canal de interação contínua;
  • Personalização da experiência: entender as preferências individuais dos clientes durante o pós-venda possibilita que você personalize futuras interações, dando sugestões de produtos complementares e demonstrando atenção aos detalhes;
  • Transformação dos clientes em defensores da sua marca: os clientes satisfeitos se tornam os melhores defensores da marca. Ao criar experiências pós-venda excepcionais, você não apenas retém clientes, mas também os transforma em promotores que recomendam os seus produtos para amigos e familiares;
  • Aproveitamento dos feedbacks: solicitar o feedback pós-venda não apenas mostra que você valoriza a opinião do cliente, mas também fornece insights valiosos para melhorar continuamente seus produtos e seu atendimento.

Em um mercado onde as opções são vastas, o pós-venda emerge como uma estratégia de investimento no negócio a longo prazo. 

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A fidelização de clientes em negócios de semijoias não é apenas sobre vender um produto, mas sobre proporcionar uma experiência que ressoa além da compra inicial

Ao aproveitar todo o potencial de uma estratégia pós-venda, você não apenas mantém uma base de clientes, mas cultiva relacionamentos que se traduzem no crescimento sustentável e sucesso duradouro do seu negócio.

Como fazer pós-venda na área de semijoias?

Agora que você já compreende melhor o que é pós-venda e como ele pode alavancar e consolidar o seu negócio de venda de semijoias, é hora de pensar em uma estratégia prática

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Por isso, nós separamos as melhores dicas para que você coloque o pós-venda em prática em seu negócio imediatamente.

Confira!

Solicite feedbacks

Você está verificando como foi a experiência das suas clientes ao usarem as semijoias da sua loja? Se não, essa é a hora de rever sua pós-venda. 

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Quando você fizer uma venda, pegue o contato da sua cliente e envie uma mensagem alguns dias depois perguntando sobre a experiência.

Esses contatos são valiosíssimos e você pode estabelecer um canal de comunicação futuramente, por exemplo, para recomendar novas peças que chegarem à sua coleção.

Mas o primeiro passo é saber se a cliente já usou o produto adquirido, o que ela achou, se está satisfeita e se tem sugestões com relação ao produto ou ao atendimento.

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Se a cliente comprou a semijoia para presentear alguém, procure saber se essa pessoa gostou do presente.

Você pode inclusive criar um questionário de múltipla escolha e enviar para todas as clientes de modo a obter feedbacks mais objetivos.

Assim será possível conhecer melhor o perfil das clientes e entender suas principais demandas para atendê-las com maestria em uma próxima visita à sua loja. 

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Desse modo, sua cliente se sentirá especial e você poderá construir um acervo de feedbacks positivos para compartilhar e reforçar os diferenciais da sua marca.

Crie ofertas exclusivas

Uma cliente fiel merece uma oferta especial, não é mesmo? Você pode aplicar essa estratégia de várias formas. 

Junto com a compra da sua cliente você pode enviar um cupom de desconto na próxima compra. 

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Você também pode criar um cartão ou programa de fidelidade em que, a partir de um número ou valor de compras, a cliente ganha um desconto ou brinde.

Os brindes, a propósito, são muito apreciados pelas clientes. Você pode oferecer, por exemplo, uma semijoia adicional ou um estojo exclusivo para as clientes que atingirem determinado valor ou quantidade de compras.

Outra possibilidade é a de oferecer descontos progressivos com base no histórico de compras da cliente. Por exemplo, quanto mais compras realizarem, maior será o desconto oferecido em futuras aquisições.

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Essa estratégia também pode ser aplicada através da implementação dos cashbacks para compras futuras, que estão sendo bastante explorados na atualidade. 

Ou ainda, você pode manter suas clientes mais fiéis dentro de um grupo onde você divulgará as novas coleções com desconto apenas para as participantes.

Mesmo que as novas coleções não estejam com preços reduzidos, a própria oportunidade de acessar itens diferenciados antecipadamente já é um belo diferencial para a fidelização.

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Outra ação que você não pode deixar de lado é o envio de descontos especiais para as clientes em épocas específicas em que as vendas costumam aumentar, como o Natal, o Dia das Mães e a Black Friday.  

Se você tiver acesso à data de aniversário das suas clientes, essa também é uma excelente oportunidade de fortalecer o relacionamento com a marca, enviando uma mensagem de parabéns e ofertando um cupom de desconto. 

Ofertas especiais não apenas incentivam a repetição de compras, mas também fazem com que as clientes se sintam valorizadas e incentivadas a recomendar a sua marca. 

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Ofereça garantias

Essa parte da estratégia de pós-venda começa quando você elege os seus fornecedores. A qualidade das semijoias é, sem dúvida, um fator decisivo para a fidelização das clientes.

Então, tenha a certeza da qualidade das peças que você vende para conquistar uma alta percepção de valor.

Enfatize essa garantia como argumento de vendas e de fidelização para que as clientes retornem.

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Você também pode oferecer serviços relacionados a pequenos ajustes para que cada peça fique perfeita no corpo da cliente.

Outro cuidado importante é o de oferecer a possibilidade de troca, sobretudo se a peça for comprada para ser dada de presente a alguém. 

Isso quebra os argumentos relacionados à dúvida sobre o gosto da pessoa presenteada e pode acabar fazendo com que você ganhe uma nova cliente. 

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Ofereça suporte ao cliente

Se a sua cliente não consegue fechar a pulseira adequadamente ou se ela não sabe como organizar as semijoias para que elas permaneçam belas e brilhantes por um tempo prolongado, você pode ajudar.

O mesmo acontece quando, após a compra, a cliente percebe que o anel ficou um pouco largo ou acaba perdendo a tarracha que mantém os brincos firmes nas orelhas. 

Você pode e deve oferecer pequenos serviços de suporte e orientação às suas clientes. Assim, elas saberão que podem contar com a sua loja para muito além do momento da compra.   

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Invista na experiência de unboxing

Ainda melhor do que a sensação da compra, é a sensação de desembalar sua compra tão esperada

A ideia a ser compartilhada com a cliente é de que a semijoia é sempre um presente, mesmo que ela tenha comprado para si mesma.

Que tal fazer desse momento de abrir o presente uma sensação única que deixará sua cliente ansiosa para comprar de você novamente? 

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E como você pode fazer isso? Investindo em embalagens personalizadas. Além de fazer a cliente (ou a pessoa que ela vai presentear) se sentir muito especial, você aumenta a percepção de valor da semijoia ao utilizar uma embalagem diferenciada.

Em um unboxing de excelência você encontra uma caixa com a marca da sua loja, um cartão de agradecimento que deixará sua cliente ainda mais contente em comprar de você, o certificado de garantia que acompanha a semijoia e as tags que mantém as semijoias seguras e bem apresentadas.

Tudo isso faz com que sua cliente tenha uma ótima experiência com a marca e comente sobre sua loja nas redes sociais e pessoalmente, fazendo indicação boca a boca, que são as duas melhores formas de divulgação.

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Se sua loja ainda não conta com sacolas e caixas personalizadas e ainda não oferece um unboxing encantador, a Gráfica Criar & Promover resolve isso para você! 

Basta apenas que você acesse nosso site, confira a variedade de opções e faça as melhores escolhas para garantir embalagens encantadoras e a satisfação das suas clientes, implementando uma estratégia de pós-venda inigualável. Até o próximo conteúdo!

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