Venda de Semijoias: passo a passo para quem está começando

venda de semijoias

Última atualização em 2 de janeiro de 2024

A venda de semijoias é uma ideia promissora para quem deseja iniciar o seu próprio negócio e ganhar uma renda extra ou até mesmo conquistar sua independência financeira, principalmente se você deseja vender pela internet, já que o ambiente digital é uma excelente ferramenta para o empreendedorismo.

Para entrar nesse mercado, é necessário avaliar sua familiaridade com os produtos que deseja vender, selecionar seu público-alvo, fornecedores e canais de venda promissores para divulgar o seu negócio. 

Preparamos um conteúdo completo para facilitar o entendimento do que é necessário para iniciar o seu próprio negócio de venda de semijoias

Acompanhe a leitura para conferir o passo a passo!

  1. Defina o seu público-alvo

Preste atenção nas características dos consumidores que costumam comprar semijoias, como gênero, faixa etária, classe social, preferências, interesses, entre outros.

Assim, será mais fácil decidir a linguagem utilizada com o seu público durante a comunicação.

Negócios voltados para a moda costumam utilizar uma linguagem um pouco mais informal, para criar uma maior conexão e entendimento com o consumidor.

Marcas de roupas para adolescentes, por exemplo, utilizam uma linguagem mais jovem. Com gírias que fazem parte da rotina das garotas dessa faixa etária.

Outro exemplo seriam as lojas de acessórios para mulheres maduras e de um poder aquisitivo mais alto, que apostam numa linguagem mais elegante, sem informalidades.

Parece ser um detalhe pequeno, mas faz toda a diferença, principalmente nas campanhas de marketing. Afinal, é importante interagir diretamente com o seu nicho.

Ao entender as preferências do seu público-alvo, também ficará mais fácil avaliar quais produtos representam uma maior chance de lucro para o seu negócio e quais não são tão interessantes assim.

Embora o público-alvo da venda de semijoias seja predominantemente feminino, estão surgindo novos nichos no mercado que também podem representar uma oportunidade.

É o caso, por exemplo, das semijoias para o público masculino, biojoias e ecojoias (semijoias com proposta sustentável), semijoias antialérgicas, semijoias minimalistas, etc.

Analise quais tipos de produtos combinam mais com a personalidade da sua marca e com o seu perfil como vendedora. Assim, será mais fácil definir seu público-alvo.

  1. Crie a identidade da sua marca

A personalidade e identidade da sua marca devem estar de acordo com o seu perfil de vendedora e também com as peças que você vende.

Se você prefere peças mais elegantes e tem um interesse maior em produtos de alto padrão, aposte neles, pois será mais fácil falar sobre eles e criar uma conexão com seu público.

A gestão se torna muito mais fácil quando o empreendedor se identifica com o produto oferecido. Até mesmo o planejamento de estratégias se torna mais prático.

Além disso, para que sua marca seja única, ela deve ter personalidade. Afinal, atualmente, existem diversos negócios de venda de semijoias. 

Mesmo que sua marca ofereça produtos de altíssima qualidade, o que vai fazer com que os consumidores optem pela sua empresa ao invés das concorrentes são os seus diferenciais, tudo aquilo que torna o seu negócio único.

Faça um estudo dos seus principais concorrentes para entender o que está sendo feito em negócios de semijoias atualmente e como você pode se diferenciar.

Crie uma identidade visual forte, que chame a atenção do seu público-alvo e esteja alinhada com o propósito do negócio.

  1. Busque bons fornecedores

A escolha de bons fornecedores é um dos passos mais importantes para iniciar o seu próprio negócio de venda de semijoias.

É necessário comparar preços, para garantir a escolha da alternativa com o melhor custo-benefício. 

Priorize os fornecedores que utilizam boas matérias-primas e oferecem mercadorias de qualidade, já que é isso que vai definir a qualidade dos produtos oferecidos na sua loja e parte da experiência do consumidor.

O prazo de entrega também é um fator importante a ser avaliado. Lojas que demoram muito para renovar o estoque podem acabar perdendo clientes para os concorrentes. Para que seu negócio funcione bem, preste atenção nesse detalhe.

Avalie bem os meios de pagamento oferecidos pelos fornecedores. Quanto mais opções disponíveis, melhor. Assim, você poderá dar continuidade ao negócio mesmo em tempos de aperto financeiro.

Não esqueça de ficar de olho nas condições de contrato com o fornecedor de sua escolha. Verifique se tais condições são vantajosas para a sua empresa, principalmente em tempos mais difíceis.

É essencial se atentar às condições que dizem respeito ao fim do contrato, caso deseje trocar de fornecedor por alguma razão.

Dedique tempo, esforço e atenção para buscar fornecedores para a sua marca. Não realize essa escolha com pressa, pois ela vai interferir diretamente no lucro e no sucesso de seu negócio.

  1. Escolha seus canais de venda de semijoias

Existem diversas maneiras de vender semijoias. A venda direta é uma das mais comuns, em que você atua revendendo peças de uma marca com catálogo e pode oferecer os produtos diretamente para as pessoas que você conhece. 

Entretanto, esse é um trabalho mais exaustivo e com um lucro menor.

Por isso, pode ser mais vantajoso comprar as semijoias de fornecedores e vendê-las em um negócio próprio, seja loja física ou e-commerce.

No caso de e-commerces, você ainda pode considerar cadastrar seus produtos em marketplaces, como Shopee, Mercado Livre e Elo7. Essas plataformas aumentam a visibilidade dos seus produtos, uma vez que tem audiência própria. 

O lado ruim de vender através de marketplaces é que parte do seu lucro irá para essas plataformas, ou seja, é necessário aumentar os preços para não ficar no prejuízo.

  1. Use e abuse das redes sociais!

Realizar um bom planejamento estratégico de marketing é o principal passo para atrair mais clientes. 

Nos dias de hoje, é mais do que fundamental estar presente nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público, pois é através delas que os consumidores buscam produtos.

O Instagram, por exemplo, é uma rede social que tem se destacado cada vez mais entre os consumidores e tornou-se uma ferramenta para promover negócios, atraindo consumidores e gerando vendas. 

Já é possível realizar vendas através da própria plataforma do Instagram. Para isso, é necessário criar uma conta comercial, cadastrar um catálogo de produtos no recurso Instagram Shopping e enviar sua conta para análise.

Assim que for aprovada, você já pode começar a realizar vendas dentro da plataforma.

Além disso, também é possível gravar stories mostrando o dia a dia da sua empresa, mostrando os melhores produtos, anunciando lançamentos, oferecendo cupons de desconto exclusivos para aqueles que conheceram sua marca através da rede social, etc.

O TikTok também se tornou uma excelente ferramenta para empreendedores que possuem sua própria marca! 

Marcar sua presença nessa rede social possibilita que sua marca viralize através das trends do aplicativo, permitindo se aproximar do seu público de forma descontraída e divertida.

Quando você se faz presente nas redes sociais, no momento de buscar um produto do seu nicho, os consumidores lembram imediatamente de sua marca.

  1. Invista em mídia paga

Após marcar sua presença nas redes sociais, o próximo passo para uma estratégia de marketing completa é apostar em estratégias de tráfego pago. Para facilitar ainda mais que o seu conteúdo chegue nas pessoas certas.

Você pode direcionar os seus anúncios para o seu público-alvo com base em sua localização, idade, gênero, interesses e outros critérios. Dessa forma, é possível aumentar a visibilidade do seu negócio, multiplicando o lucro.

Faça isso através de plataformas como o Google Ads, Pinterest Ads, Instagram Ads e Facebooks Ads.

  1. Utilize as tags, caixas e embalagens da Criar & Promover

Para se preparar para começar a vender, é necessário pensar não apenas nas estratégias para atrair clientes para o seu negócio e na qualidade de seus produtos, mas também no processo até que o seu produto chegue ao seu cliente

Certamente, você já deve ter comprado um produto pela internet e, quando chegou, se deparou com uma embalagem diferenciada, atraente e chamativa, com frases divertidas e recados que interagem diretamente com você. 

As marcas de semijoias conquistam os seus clientes justamente através desses detalhes! Afinal, é importante garantir que toda a experiência de compra seja boa para o consumidor, desde o momento de compra pela internet, até a chegada do produto.

Citamos, ao longo do conteúdo, a importância das cores de sua marca e o quanto elas são capazes de definir a identidade de sua marca e também passar uma mensagem para os seus clientes. Por isso, considere também a paleta de cores das embalagens.

A gráfica Criar e Promover conta com uma excelente diversidade de embalagens personalizadas, para que você escolha as que mais combinam com a identidade do seu negócio. 

Existem diversas alternativas de embalagens para a finalidade que desejar, como:

  • Tags personalizadas para brincos, argolas, anéis ou correntes;
  • Tags personalizadas para laços;
  • Tags personalizadas para cordões;
  • Sacolas personalizadas para semijoias;
  • Quadro decorativo personalizado;
  • Certificado de garantia personalizado;
  • Caixa para semijoias com berço personalizada;
  • Caixa para joias personalizada;

Todas as embalagens possuem espaços para promover o Instagram de sua marca e adicionar dados de contato como o WhatsApp, para que o cliente possa entrar em contato para fazer mais pedidos em sua loja.

Para garantir tudo o que você precisa para iniciar a venda de semijoias e começar a lucrar com o seu negócio, conheça agora as embalagens lindas e charmosas da Criar e Promover!

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