Utilizando objetivos SMART para criar metas para sua loja de semijoias

Se você está iniciando sua jornada como revendedora de semijoias, já deve ter se deparado com o desafio de estabelecer metas claras e alcançáveis para o seu negócio. Esse é um passo crucial para o sucesso, e é por isso que, neste artigo, vamos apresentar a você uma abordagem prática e eficaz: os objetivos SMART.

Trata-se de uma metodologia amplamente utilizada por pessoas e empresas para traçar e alcançar seus objetivos de forma eficiente.

A sigla se refere a cinco características que um objetivo deve ter para ser bem compreendido: 

  • Specific (específico);
  • Measurable (mensurável);
  • Attainable (alcançável ou atingível);
  • Relevant (relevante);
  • Time-related (temporal). 

A princípio esses adjetivos podem gerar diversas dúvidas, mas nos próximos tópicos vamos explicar o que significa cada um deles e como aplicá-los ao seu negócio de venda de semijoias. 

Você vai desvendar um método simples, porém poderoso, que irá transformar suas metas em realidades palpáveis, impulsionando seu negócio para novos patamares de sucesso. 

Continue a leitura!

Critérios para definir os objetivos SMART

Vamos agora analisar um a um os cinco critérios SMART para que você consiga utilizá-los ainda hoje sem nenhuma dificuldade. 

Específico 

O primeiro elemento-chave dos Objetivos SMART é a especificidade. Ao definir metas específicas, você passa a ver o futuro do seu negócio com clareza e foco.

Isso significa que você não pode se contentar com uma meta genérica. Por exemplo, “aumentar as vendas”. Essa meta, sem nenhuma especificidade, não pode ser considerada um objetivo SMART.

Aumentar as vendas é um objetivo de praticamente qualquer empresa. O que precisamos saber para transformar essa meta em um objetivo SMART da sua loja de semijoias é: de quanto seria o aumento almejado e em quanto tempo você pretende alcançá-lo?

Então, quanto mais detalhes específicos você acrescentar à sua meta de aumentar as vendas, mais direcionados serão seus esforços para atingir o seu objetivo.

Vejamos um exemplo prático:

Aumentar as vendas da coleção de verão da sua loja em 20% durante o primeiro trimestre do ano (de janeiro a março) em relação aos três últimos meses do ano anterior, com foco em clientes mulheres, na faixa etária de 25 a 40 anos. 

A identificação da coleção, o intervalo de tempo, a definição do público-alvo e, principalmente, o apontamento da porcentagem de aumento das vendas que se deseja atingir criam um caminho mais tangível para o sucesso. 

Mensurável 

No universo dos objetivos SMART, a mensurabilidade é a chave para transformar aspirações abstratas em metas tangíveis e monitoráveis. 

Vamos a um exemplo prático: suponhamos que você queira se dedicar ao relacionamento com os seus clientes para fazer com que sua marca seja lembrada por eles sempre que desejarem comprar um presente.

Sem dúvida, simplesmente “investir no relacionamento com os clientes” e “fazer sua marca ser lembrada” não são objetivos SMART. 

Mas um bom exemplo de meta mensurável seria: 

Aumentar em 30% o engajamento nas redes sociais nos próximos três meses, medindo-o por meio da quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Ao definir uma meta mensurável, você cria uma base sólida para avaliar o seu progresso. Neste caso, a medição do engajamento nas redes sociais oferece indicadores concretos para você acompanhar. 

Caso não esteja obtendo os resultados esperados na primeira parte do tempo estipulado, você poderá redirecionar suas ações para alcançar a meta a tempo.

Dessa forma, você transforma objetivos difusos em alvos claros e passíveis de análise e ajuste. 

Atingível 

O terceiro critério para que as suas metas sejam consideradas objetivos SMART é que elas sejam alcançáveis ou atingíveis

Esse critério destaca a importância de estabelecer metas que, embora sejam desafiadoras, mantenham-se alcançáveis

Vamos descobrir como aplicar esse princípio essencial à sua loja de semijoias. Suponhamos, por exemplo, que você tenha o sonho de tornar a sua empresa a principal marca de semijoias do país. 

Se você contar com recursos humanos e financeiros para investir no alcance dessa meta e considerar o seu atingimento em longo prazo, ela poderá se tornar um dos seus objetivos SMART desde que também siga todos os outros quatro critérios.

No entanto, se você acabou de abrir seu negócio e deseja se tornar a marca de maior sucesso do Brasil no ramo das semijoias no próximo trimestre, a sua meta não poderá ser considerada atingível.

Vamos ver um exemplo de meta relacionada à expansão da sua marca que segue o princípio da atingibilidade, considerando que você acabou de abrir o seu negócio:

Expandir a presença online, alcançando 10.000 seguidores orgânicos no Instagram no intervalo de um ano, dando início às vendas online que, ao fim deste intervalo de tempo, devem corresponder a 50% do total de vendas da loja.

Ao tornar a meta atingível, você a molda de acordo com a realidade do seu negócio. A expansão da presença online é um objetivo ambicioso, mas ao definir um aumento de seguidores específico e um prazo realista, você cria uma meta ao mesmo tempo desafiadora e possível de ser alcançada.

Relevante

O quarto critério para traçar os seus objetivos SMART destaca a importância de definir metas relevantes que estejam alinhadas com a sua realidade e com os recursos disponíveis. 

Pode parecer óbvio, mas muitas empresas acabam movendo esforços para alcançar uma meta que, no fim das contas, se revela inútil para a consolidação do negócio.

Por exemplo, como as redes sociais são mídias amplamente utilizadas na atualidade, você pode acreditar que aumentar o seu número de seguidores no Twitter é uma boa meta a ser traçada para a sua loja de semijoias.

Se você definir a quantidade de seguidores que quer obter, o intervalo de tempo e os recursos necessários para atingir essa meta, você terá um objetivo específico, mensurável e atingível, mas não necessariamente relevante

Isso porque você precisa considerar a preferência dos seus clientes em potencial quanto à plataforma online, além dos recursos disponíveis para mostrar os seus produtos e criar o desejo de compra. 

Ou seja, se o seu público-alvo não estiver no Twitter, de que adianta atingir um número enorme de seguidores nesta plataforma?

Consideremos, por exemplo, que muitos clientes, ao visitarem sua loja, perguntem sobre a existência de um perfil no Instagram para que eles consigam acompanhar o lançamento de novas coleções.

Nesse caso, além de estar ciente dos recursos de exposição de fotos e vídeos disponibilizados pelo Instagram, você também contará com seguidores em potencial, já que os próprios clientes estão manifestando esse interesse.

Então, um objetivo relevante, nessa situação, seria: 

Aumentar a presença no Instagram, onde a maioria do público-alvo da loja de semijoias está ativa, conquistando 500 novos seguidores no intervalo de três meses.

Essa relevância proporciona um direcionamento claro e focado, otimizando esforços e recursos.

Temporal

Chegamos ao último critério dos Objetivos SMART: a temporalidade. Definir prazos é crucial para transformar objetivos vagos em metas concretas e alcançáveis

Observe que cada um dos critérios SMART está entrelaçado aos demais. A temporalidade e a especificidade, por exemplo, caminham juntas.

Dizer que você quer aumentar a sua base de clientes não é um objetivo nem temporal nem específico.

Vamos ver um exemplo de meta temporal aplicável à sua loja de semijoias: 

Adquirir 50 novos clientes nos próximos dois meses, promovendo uma campanha especial de descontos e mostrando as peças disponíveis nas redes sociais.

Ao adicionar um prazo realista à meta, você cria uma estrutura temporal que impulsiona a ação. 

Neste exemplo, a campanha de descontos nos próximos dois meses dá um sentido de urgência e estabelece um horizonte de tempo para a avaliação dos resultados.

Ou seja, você delineia não apenas o que precisa ser feito, mas também quando fazer. Isso ajuda a orientar a alocação eficiente de recursos e esforços.

Seguir os princípios da metodologia SMART te ajuda a compreender quais investimentos, direcionamentos e esforços precisam ser feitos para que sua loja atinja suas metas e se consolide.

Nesse sentido, um investimento essencial que vai te ajudar a criar um diferencial competitivo são as embalagens e tags.

Se os seus objetivos SMART envolvem, por exemplo, o aumento da percepção do valor pelos seus clientes, você precisa se dedicar à aparência e à apresentação dos seus produtos.

Se você ainda entrega as peças adquiridas pelos clientes em embalagens improvisadas, é hora de conhecer os produtos da Criar e Promover e mudar imediatamente essa realidade para alcançar seus objetivos SMART.

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